segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Possíveis soluções para o Lixo.



As soluções para o problema do lixo urbano são várias,dependendo da fonte produtora.No caso do Lixo Hospitalar,por exemplo,não há outra saída senão a incineração ,dada a alta periculosidadedos materiais que o compõem,por causa do risco de contaminação. No entanto,os resíduos hospitalares, em muitos lugares ,ainda são lançados no meio do lixo comum.

Já no caso do lixo domiciliar há varias possibilidades,dependendo do grau de desenvolvimneto ecônomico de cada país.Para o lixo orgânico,predominante nos países subdensenvolvidos,onde o consumo de produtos industrializados é baixo , o ideal seria seu retorno ao solo ,para servir como adubo orgânico.

Já para o lixo inorgânico , o ideal seria a coleta seletiva ,que possibilitaria a reciclagem de grande parte dos materiais contido no lixo domiciliar,comercial e industrial.Diversos materiais,como vidros,plásticos ,papéis e vários tipos de metais,podem ser reciclados.

Poluição do Solo

O LIXO SÓLIDO:
Em linguagem técninca ,lixo é todo resíduo sólido descartado pela atividade humana.A maior parte do lixo tem a serventia.Em geral,trata-se de materiais que podem ser reaproveitados.Em outras o lixo tem valor.Se for feita a separação de seus componentes, o que é facilitado pela coleta seletiva, boa parte do lixo tem pronto reaproveitamento ,e mesmo a parte orgânica,principal responsável pela conotação de 'sujeira'pode ser reutilada como adubo..
PROBLEMAS CAUSADOS PELO LIXO:
Tradicionalmente ,nos lugares em que não há serviço de coleta,o lixo é depositado em terrenos usados exclusivamente para esse fim,os chamados lixões ,ou então enterrado e compactados em aterros sanitários.É comum também o lixo ser depositado em terrenos baldios.O acúmulo de lixo no solo traz uma série de problemas.Vejamos os principais:
*Proliferação de insetose ratos,que podem transmitir váris doenças ,como peste bubônica e dengue;
*Decomposição bacteriana da matéria organica,que além de gerar um mau cheiro típico ,produz um líquido escuro e ácido denominado CHORUME,que nos grandes lixões ,infiltra-se no subsolo contaminando o lençol freático;
*Contaminação ,com produtos tóxicos do solo e das pessoas manipulam o lixo;
*Acúmulo de materiais não biodegradáveis.
Acresenta-se, ainda ,os danos de ordem estética causados á paisagem.Mais grave é o fato que os lixões tornaram-se palco decenas degradantes para condição humana.

Poluição Atmosférica

POLUIÇÃO:

A poluição atmosférica é um dos
problemas mais sérios da grandes cidades ou mesmo das pequenas e médias que têm indústrias muito poluentes ao seu redor.Ela é resultado do lançamento de enorme quantidade de gases e materiais particulados na atmosfera podendo causar problemas na visão e no aparelho respiratorio...


A poluição do ar atmosférico ,um dos mais graves impactos ambientais ,causa problemas de saúde a milhões de pessoas no mundo inteiro principalmente nas grandes cidades.


Os principais responsáveis pela emissão de gases poluentes e consequente perda de qualidade de ar nas cidades são os veículos ,as indústrias ,as centrais termelétricas e as instalações de aquecimento.Em geral ,os veículos automotores são os que mais contribuem para poluição do ar.
Foto de Jaqueline Almeida




Os congestionamentos no trânsito causam grandes transtornos no cotidiano:além do aumento de emissão de poluentes e de perda de tempo, colaboram para aumentar o estresse. NA foto,Raimundo Pereira de Magalhães,acidente congestionando a via.